FELIZ ANIVERSÁRIO, MADONNA!
Atualizado: 19 de ago. de 2024
By CAESAR MOURA
16/08/2024
Eu tinha 12 anos e estava empoleirado numa grade de ferro há quase 2 metros do chão. Era 1989. Não lembro de ter visto nenhum inspetor por perto, se eu caísse, na melhor das hipóteses era um braço ou perna quebrados. Mas eu não me importava nem um pouco, na verdade isso nem passava pela minha cabeça. Tudo, TUDO que eu queria era assistir ao clip de “Like A Prayer” (1989) da Madonna que meninas do Segundo Grau assistiam escondidas na Sala de Ensaios da escola. A MTV (Tudo que tínhamos na época! Era nosso TikTok, nos so YouTube, nosso Spotify! Rs) era exibida aqui no Sudeste por uma banda chamada UHF. Na minha casa não pegava o sinal então aquela era, na minha cabeça de 12 anos, a única chance de ver o clip da música daquela mulher que até então eu nunca tinha ouvido na vida (Eu ouvia Xuxa! Rs), mas que eu já amava.
Lá estava ela, linda, morena, vestido justo preto com um generoso decote revelando grande parte dos seios fartos sob rendas. Com um ar destemido de Scarlett O’Hara moderna, no clip, Madonna dançava, sensual, angustiada e hipnotizante a frente de cruzes que queimavam. Prendi a respiração, assim como as meninas na sala - que não imaginavam que eu estivesse ali - de alguma forma entendendo ali mesmo que estávamos diante de algo histórico para música pop mundial. O que eu não podia imaginar é que aquela experiência mudaria minha vida. Para sempre.
Foto: Divulgação
Eu teria demorado bem mais tempo para conhecer Frida Khalo se não fosse Madonna. Talvez eu nunca tivesse conhecido a filósofa Camille Paglia. Foi Madonna quem "me apresentou" Almodóvar. Madonna me ensinou que não existe carreira de sucesso sem disciplina. Madonna me ensinou que um artista de excelência defende seu trabalho até o film. Principalmente os com baixas vendas ou aceitação. Madonna me ensinou que arte precisa provocar. Madonna me ensinou que não há nada pior para um artista do que ser irrelevante.
Mas o que mais agradeço à Madonna é ter me feito dançar mesmo nos períodos mais escuros da minha vida. Ah, como dancei!
E ainda danço.
God Save The Queen.
Feliz Aniversário, Madonna mia.
Comments