• Caesar Moura

NA DESGRAÇA QUALQUER FELICIDADE - DO OUTRO - É OFENSA

Flamengo, Clube de Futebol carioca, foi o vencedor da Copa das Libertadores 2019. E o que se viu - principalmente nas mídias sociais - foi mais uma vez a vitória do Bolsonarismo. Fosse de Centro, Esquerda ou Direita a quase unanimidade foi a indignação diante de uma felicidade "impossível" de ser compartilhada se não pelos torcedores do Clube. 



Apesar de justificada, a preocupação Econômica é menor: A maior é o legado de ressentimento que contamina e contaminará gerações e gerações futuras de brasileiros. 


A vitória do Flamengo abriu uma nova "Caixa de Pandora" (várias são abertas semanalmente neste [des]governo) a prova de que o brasileiro sob influência do bolsonarismo não se vê mais representado por Partidos ou posicionamentos (Centro, Esquerda, Direita, etc), mas unicamente por sua Comunidade/Tribo (Ex: Grupo do WhatsApp de amigos e colegas de trabalho,Torcida do Clube que faz parte, Condomínio onde mora,  Bairro e até rua). Tudo, absolutamente tudo, que se oponha a sua Comunidade/Tribo - incluindo progresso ou vitória que beneficie ao outro - deve ser rápida e veemente combatido. 


Previsivelmente muitos clamaram por uma multidão nas ruas (defendendo Lula ou Bolsonaro, assunto velho) "politizada" ao invés de torcedores (que por sua vez trataram a vitória do seu time com se fosse uma vitória pessoal, fosse o prazer do imbecil de 'provar para o vizinho que estava certo" ou por ter finalmente por o que comemorar) "alienados". Esperam do outro o que são incapazes de fazer sozinhos: Agregar uma multidão em uníssono sob a sua regência.


Sem percebermos - até os mais lúcidos enlouquecem! - vamos nos tornando pequenos ditadores, chamando de 'justiça' tudo aquilo que lhe convém. Como chamar o sentimento de certeza de que sabemos o que é certo para o todo e de como todos deveriam agir?  Na sociedade moderna, 'empoderamento', 'liderança', PIOR: 'posicionamento'. Na verdade está mais próximo do Autoritarismo do que qualquer outra coisa.


Todos querem o 'melhor para o Brasil', mas desde que esse melhor passe pelos interesses da tribo de que cada um se sente fazendo parte, de outra forma, a idéia antagônica - seja ela qual for, ninguém parece realmente estar escutando - passa a ser uma idéia inimiga, perigosa, letal e que precisa ser exterminada.


Se fala muito em posicionamento, mas de que adianta posicionar-se se a única posição aceitável é aquele que atente as expectativas da SUA tribo? Se não há de fato um diálogo - mas comerciantes conquistando fregueses aos gritos numa rua suja e estreita - do que diabos estamos falando então?


Brancos defendem a Esquerda e o socialismo e os pobres e os pretos tweetando de iPhones de última geração em um "apêzinho" em NY; Gente que só conhece o regime Capitalista reivindicando o título de comunista usando boinas (no calor carioca!), carregando livros de Marx, mas sentados em mesas de bar classe média, inebriados pelo álcool (pago com cartão de crédito), pela libido exarcebada, pelas selfies (para o Facebook classe média!), pela intelectualidade medíocre (porque comparada muitas vezes com a miséria que os rodeia, uma disputa injusta e vulgar)...


E depois não entendem pq o preto e o pobre e o gay não se mobilizam, não entendem pq minorias não se 'posicionam'... Não há representatividade unificadora. NINGUÉM mais se identifica com partidos, esquerda ou direita, o que é certo ou errado: TODOS querem alguém para seguir, alguém que os representem acima do Legislativo, do Judiciário, desses monstros que eles não entendem e por isso se tornaram ainda mais assustadores. Mas Representatividade exige sacrifício, exige o "faça o que eu faço".


Aí o problema é a vitória do Flamengo? A felicidade feroz de uma parcela da qual por alguma razão vc não faz parte te incomoda tanto porquê?


Qual o nome que se dá para aqueles que impõe, coagem e/ou intimidam - até com a insinuação de exclusão social (através do bloqueio do perfil indesejado nas redes sociais) -pessoas para que elas se coloquem a favor de seu pensamento, vontade, desejo ou - as vezes - ideologia?


Não existe maior risco de tirania e injustiça do quando nos achamos pertencentes do grupo vencedor, donos da única razão possível, os únicos capazes de fazer... justiça.



#política #brazil #filosofia #caesarmoura


0 visualização
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Tumblr Icon
  • White Amazon Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Miguel Falabella

Autor, Ator, Diretor e Roteirista

"Moura é extremamente profissional e um

autor de sucesso na cena do Rio. É um

prazer e uma alegria recomendá-lo"

Lionel Fischer

Critico Teatral

"Caesar escreve personagens

fortes e diálogos excelentes"

logo-filmfreeway-512.png

Ruy Póvoas


"O texto de Caesar é feito como quem

tem os terminais nervosos da alma

expostos na própria pele"

Academia de Letras da Bahia

Software and Design: Copyright © 2010/2020 CM Group, Inc., its suppliers or licensors. All rights reserved.

Content: Copyright © 2020 Caesar Moura, its suppliers or licensors. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Fotos: Lewis, C. Moura. Todos os direitos reservados.

  • Blogger - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Amazon - Black Circle
  • Vimeo - Black Circle
  • YouTube - Black Circle