• Caesar Moura

O DIABO É O HOMEM BRANCO

Espectadores brancos dirão que a violência é exagerada, "gráfica demais". Vai ter aqueles que dirão que "ah, mas também não era bem assim". Eles dirão isso pq sabem intimamente que o comportamento e crenças de seus queridos antepassados são mais que criminosas: uma aberração.


Pegando carona no universo de "Us" (2018), filme de Jordan Peele, "Them" (2021) nova série da Amazon, é um American Horror Story (cada temporada uma história diferente) sobre racismo e segregação criada por Little Marvin (praticamente um estreante) e que supera - e muito! - o próprio filme que deu origem ao universo do qual essa primeira temporada faz parte.



Um família negra muda-se para um bairro do subúrbio branco norte-americano da década de 1950. Só ao chegar lá é que descobrem que pretos não são aceitos na vizinhança o que detona uma relação mortal entre toda a comunidade e essa solitária família.


Protagonizado pela excelente Deborah Ayorinde (que a faz mãe literalmente a beira de um ataque de nervo) "Them" - como os filmes de Peele - trata o homem branco como o próprio diabo e apresenta cenas extremas de tortura e racismo, uma delas em particular (envolvendo um recém-nascido), perturbadora: E o mais assustador é saber que aquelas eram práticas comuns nos EUA... até bem pouco tempo.


A produção só não é impecável por ter subestimado o poder de choque de todo o HORROR da segregação incluindo então um elemento sobrenatural completamente dispensável (com exceção do pavoroso "The Tap Dance Man" que usa um tipo de black face sinistra): Nenhuma assombração supera a maldade dos vivos.


Ainda assim, somos recompensados com bons roteiros; com uma direção afinadíssima e classuda; com um ÓTIMO elenco; uma fotografia do caralho e o mais importante:


Desnuda a América mostrando pra quem AINDA precisa saber (e ver) como os Estados Unidos da América tratam seus afrodescentes.


Que venha a segunda temporada!!!




#them #amazon #racismo #negro #sociedade #EUA #série #series #tv #streaming



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo